Vai ano, vem ano e uma coisa é certa: todos estão interessados em saber quais são as principais tendências. E quando o assunto é marketing isso não é diferente.
De fato, o marketing digital cresceu muito nos últimos tempos, sobretudo no período da pandemia, no qual muitos novos negócios tiveram que se digitalizar para manter suas atividades. Nesse sentido, segundo a edição de 2020 da DT Index, pesquisa sobre transformação digital, 87,5% das empresas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital neste ano. O número está acima da média mundial, que é de 80%.
Gigantes de vários setores não ficaram de fora de tal transformação do físico para o digital. Por exemplo, a Wise Up, empresa referência no Brasil para o ensino da língua inglesa para adultos, manteve sua receita mesmo com suas 420 escolas físicas fechadas. Isso só foi possível, porque, desde o anúncio do início da quarentena, a rede habilitou seus franqueados a comercializarem o produto Wise Up Online, de aulas de inglês 100% pela internet, lançado em outubro de 2019 e que até então, não era comercializado pelas franquias. O resultado foi uma alta de 400% nas vendas da plataforma desde março.
O resultado é claro: empresas que se preparam e investem recursos para estarem preparadas para aproveitarem as maiores tendências do marketing digital, podem apresentar grandes retornos. Para trazer mais clareza sobre o tema, Bruno Almeida, proprietário da Agência de Marketing Digital Terra Pixel, irá mostrar quais as principais tendências para o setor neste ano de 2022.
1) Inbound Marketing
O inbound marketing será, segundo Bruno, uma das melhores estratégias para o marketing digital em 2022. Afinal, essa estratégia se refere à criação de conteúdos específicos para um determinado público alvo a fim de vender certo produto e/ou serviço. O inbound marketing é uma estratégia interessante, porque não apenas atrai, mas vende e fideliza os consumidores virtuais. Alguns outros benefícios do inbound marketing destacados pelo proprietário da Terra Pixel são:
- Mais visibilidade para o negócio;
- Menor custo de aquisição de clientes;
- Atração de possíveis clientes;
- Estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente;
- Otimização dos processos de vendas.
- Melhor mensuração dos investimentos e do retorno.
Para executar um bom inbound marketing é preciso investir na criação de uma persona, ou seja, uma personagem fictícia que representa o público-alvo ideal para o negócio que está realizando marketing digital. É tendo em vista a definição da persona de um determinado negócio que se dará todo o direcionamento para as práticas da criação de um determinado conteúdo.
2) Gestão de Tráfego com links patrocinados
Os links patrocinados são aquelas sugestões que aparecem logo após um usuário da rede de pesquisa realizar uma determinada busca. Bruno explica: “Realizando os investimentos de forma assertiva na Gestão de Tráfego, é possível conseguir excelentes retornos financeiros com o marketing digital, uma vez que o conteúdo produzido aparece para muito mais pessoas, entre elas, várias interessadas no produto ou serviço que está sendo comercializado.”
3) Marketing de Conteúdo
Embora seja um conceito que cresce cada dia mais dentro do mundo digital, o marketing de conteúdo existe há séculos. Trata-se de trazer conteúdos de valor aos consumidores a fim de os informar sobre o nicho de uma determinada empresa. Dentro dessa seara de conteúdos podem entrar:
- eBooks;
- Kits;
- Ferramentas;
- Webinars.
Bruno esclarece que todos esses materiais de marketing de conteúdo não tem a venda como objetivo direto, mas sim indireto. Assim, essa estratégia é uma tendência para o ano de 2022 porque empresas que investem na geração de valor se destacam da concorrência, a qual têm aumentado bastante nos últimos anos dentro do mundo virtual.
4) Jornada da Experiência do Cliente
Bruno diz que essa é realmente uma tendência para o marketing digital de 2022, pois a Jornada da Experiência do Cliente nada mais é que entender o conjunto de etapas que o cliente passa ao interagir com determinada marca, antes, durante e após a compra, avaliando o que o faz avançar no percurso e como ele vê a marca em cada uma dessas fases, incluindo o período após a utilização do produto ou serviço adquirido.
Uma maneira prática de aproveitar a tendência de Jornada da Experiência do Cliente é, de acordo com Bruno, gerar uma experiência inesquecível para o cliente, do início ao fim do relacionamento com a marca. Isso pode ser conquistado através da entrega superior às expectativas do cliente.
5) Social selling, ou venda social
Social selling é o processo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. Bruno diz que a venda social, além de fortalecer a marca, causa um efeito de venue change no cliente, isto é, em quanto mais redes determinado negócio está bem posicionado, subconscientemente, interpreta-se como uma empresa de maior confiança por parte dos consumidores.
6) Marketing de influência
Com o crescimento dos “blogueiros” e dos “influenciadores digitais” cada vez mais negócios estão aproveitando para terem seus produtos ou serviços anunciados por eles. De acordo com o fundador da Terrapixel, muitas vezes contratar referências em um determinado nicho para anunciar uma empresa é mais rentável que realizar anúncios off line, por exemplo.
Marketing digital em ascensão
Dados da HubSpot apontam que 93% dos processos de compra começam através de uma pesquisa online e as vendas em lojas virtuais cresceram 70%, em 2020. De acordo com Bruno Almeida, para aproveitar as oportunidades do mundo digital é preciso ter estratégia, a qual pode ser traçada por uma agência de marketing digital de confiança como a Terrapixel.